“SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS: DESCRIÇÃO E NARRAÇÃO”
Oficina: 2 TP3 Seção: 1 Unidade: 11
Objetivo: Caracterizar sequências tipológicas descritivas e narrativas.
Avançando na Prática: A escolha desta atividade me veio porque narração e descrição faz parte dos conteúdos programados para o bimestre, sendo assim, não vou atrasar os conteúdos. Trabalhei as atividades 1, 2, 3, 4, e 5.
Assim que os alunos receberam o texto expliquei o que é narração e descrição, deixei os alunos a vontade para relatar histórias e também fizeram a minha descrição coletiva.
A atividade proposta deixou os alunos empolgados, no inicío souberam respeitar o momento em que cada grupo tentava adivinhar os objetos que estavão sendo apresentados.
Quando o grupo A atigiu uma pontuação elevada em relação ao grupo B, - Meu Deus!!! Foi uma loucura!!!
Senti o quanto os alunos gostam de competir, isso faz com que eles se sintam de uma certa forma, mais participativos na aula.
A produção de texto foi “uma delícia”, adoro escrever e principalmente adoro estimular os meus alunos para a leitura.
PRODUÇÃO FEITA:
Chamavam-se John e Jenny, eram jovens, apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, «um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro», que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava-se todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem, tão pouco, a «escola de boas maneiras», de onde, aliás, foi expulso.Só que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Partilhou a alegria da primeira gravidez do casal e o seu desgosto com a morte prematura do feto, esteve sempre presente no nascimento dos bebês ou quando os gritos de uma vítima de esfaqueamento ecoaram pela noite dentro. Conseguiu ainda a «proeza» de encerrar uma praia pública e arranjou um papel numa longa-metragem, através do qual se fartou de «conquistar» corações humanos.A família Grogan aprendeu, na prática, que o amor se manifesta de muitas maneiras... e feitios.







