Páginas


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO - CONTRACAPA DE LIVRO

OBJETIVO:
PRIMEIRO MOMENTO:



Caro Leitor,


Este é um livro que conta a história da Camila, uma adolescente rebelde que adorava responder para os professores. Questionava tudo, brigava e ironizava dizendo: - Fala sério, Professor!

Os colegas da sala não gostavam da atitude dela, pois, achavam que ela era metida e sem educação.

Um dia a Professora de Português tomou uma atitude que mudou completamente a vida da Camila.

Viage nessa maravilhosa história e, saiba como ela se tornou amiga de todos.





Alunos da 5 série "A"

Escola E. Waldemon M. Coelho







"PARABÉNS ALUNOS DA 5 SÉRIE "A", ESSE FOI O PRIMEIRO DE MUITOS TEXTOS QUE VAMOS PRODUZIR ESSE ANO".



SEGUNDO MOMENTO:


TERCEIRO MOMENTO: Depois que cada aluno escolheu o livro na Biblioteca da Escola foram para a produção da contracapa individualmente. Os textos foram corrigidos pela professora e cada aluno refez o seu. Em seguida, leram o texto para os colegas e escolheram quais iriam para o Blog.






Caro Leitor,
O livro Sozinha no Mundo conta a história de uma menina que se chamava Pimpa e que com apenas 14 anos se viu sozinha no mundo.
Pimpa precisava encontrar urgentemente o seu Tio Leonel, o único parente que lhe restou, além do seu ursinho de pelúcia Lila. Será que ela conseguirá encontra-lo numa cidade tão grande como São Paulo?
As respostas para essa e outras perguntas você encontrará nessa emocionante história de amizade e emoção.
Carinhosamente,

Naiara de Oliveira Souza



Caro Leitor,
Esse livro conta a história da Rainha Isabela, uma pessoa muita má e perversa com todos que visitavam o seu castelo.
Certo dia um grande Mágico apareceu para conhecer o castelo e a Rainha Isabela o recebeu mal, então, ele jogou uma magia no castelo que mudou completamnete a vida da Rainha.
Se quiser saber como termina essa história mágica, leia o livro.
Respeitosamente,

Elwilly Crystina R. dos Reis



Caro Leitor,
Gabriela e Rafael vão viajar sozinhos de avião, eles não se conheciam até que ao chegar no aeroporto Gebriela encontra um bicho inesperado e que vai criar uma ligação entre eles.
Apesar de serem crianças vão aprender muitas coisas sobre o amor e a amizade.
Viagem nessa maravilhosa história e leia o livro.
Atenciosamente,

Priscila Ramos da Rocha.



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PRODUÇÃO DE TEXTO - FINAL DA HISTÓRIA

Produção de Texto

Você já fez, sozinho, uma trilha na mata fechada?
Leia o trecho abaixo, em que o protagonista conta como, depois de conseguir chegar ao pico que queria conquistar, sua volta se complica.

Sentei-me para descansar da conquista do pico. À frente, pedaço da Mata Atlântica, onde conviviam mais de 100 espécies de aves, e macacos, micos,pacas, gambás, capivaras, jaguatiricas, cobras, lagartos, e árvores nobres,
jacarandás, baraúnas, cedros, jequitibás, ipês, perobas...
Num impulso decidi descer: só, moço e temerário. Não levava água,botinas, protetor solar, boné, relógio, roteiro, juízo.
O começo de escorregões e esfoladuras. Na parte mais íngreme, pedras soltas rolando lá para baixo. Logo o mato começou a ficar mais grosso. À esquerda, descida; à direita, descida. Acabou-se a paisagem, mata fechada. E aí? Norte, sul, leste, oeste? O sol é peneirado pela esteira das árvores, não aparece, não dá certezas quanto ao rumo. Voz humana nenhuma, só o silêncio, pios de aves, frufru de asas e o frescor camarada da mata.
(Ivan Angelo. Adaptado de:
http://vejasãopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicius/2017/m0133756.html)

Imagine que você é o protagonista e continue sua história.
O que teria acontecido a partir daí? Que dificuldades você vai enfrentar?
Como acabará essa história?


RESPOSTAS:


Andei procurando a saída e a cada passo que eu dava mais me perdia. Ouvi sons de bichos sobre a mata como já estava cansada, resolvi parar debaixo de uma árvore imensa para descansar e acabei dormindo algumas horas.
Quando acordei tinha uma cobra venenosa andando em cima de mim, o susto foi tão grande que joguei a cobra para longe e sai correndo. O desespero foi tão grande que acabei caindo, bati a cabeça numa pedra e fiquei inconsciente por alguns minutos.
Os dias passavam e as minhas esperanças foram morrendo até que inesperadamente encontrei um índio que me ofereceu ajuda. Contei o que havia acontecido porem, ele não compreendia o que eu falava, mesmo assim nos comunicamos com gestos. Ele pediu para eu segui-lo e para a minha surpresa, sai da mata.
Agradeci a Deus por ter encontrado ajuda e prometi que nunca mais sairia sem os equipamentos necessários.
Alunos: Charles B. Souza e Chirleide B. Souza
8ª série “C” – Escola Estadual Waldemon



Passaram-se os dias, tinha fome e sede, alimentava-me dos poucos frutos que encontrava.
No quarto dia escutei alguns barulhos, fiquei com medo, pensei que poderia ser algum animal perigoso e resolvi subir na primeira árvore que avistei. Fiquei paralisado só observando, para a minha surpresa era um grupo de pessoas, que provavelmente faziam trilhas.
Resolvi descer da árvore e ir em direção do grupo e contei o que tinha me acontecido. Eles me levaram até o acampamento, entrei em contato com a minha família e aprendi que nunca mais vou agir pelo impulso.
Alunas: Letícia Felix e Cristiane Nunes
8ª série “A” – Escola Estadual Waldemon


Parecia não haver saída, procurei descer por onde achava mais seguro, pois, não havia trilha apenas mato para todos os lados. Encontrei animais de várias espécies, o sofrimento aumentava, me alimentava somente de frutas e água de coco.
A noite era fria e sombria, quase não dormia, pois, a qualquer momento algum animal poderia me atacar. Ao amanhecer o dia sai andando sem direção, encontrei um córrego e resolvi segui-lo. Avistei uma ponte e segui a estrada, depois disso a minha vida mudou para sempre.
Alunos: Ricardo e Aline
8ª série “B” – Escola Estadual Waldemon

sábado, 19 de fevereiro de 2011

REVISTA

O PEQUENO PRINCÍPE



PROJETO LEITURA



"O PEQUENO PRINCÍPE"



(Antoine Sant-Exupéry)








Toda semana lia para os alunos do 6 ano um capítulo do livro, em seguida, cada aluno escrevia com as suas próprias palavras o que entenderam, depois, desenhavam o que mais marcou no capítulo. Aos poucos cada aluno foi elaborando o seu trabalho.


Assistimos o filme com direito a pipoca e refrigerante.


Ensinei as Normas da ABNT e cada aluno desenvolveu a Capa, Contracapa, Resumo, Opinião do Livro, Referência Bibliográfica, Anexo (Onde foi colocado os desenhos).





Opinião sobre o Livro:

"Eu achei esse livro muito bom, serve tanto para adulto como para criança. É legal porque conta uma história de aventura e eu gosto muito de histórias de aventura". (Izadora Elisa - 6 ano C).

"Esse é um livro que fala especialmente da amizade do aviador com o pequeno princípe. Fala sobre a importância de se ter um amigo, sem preconceito. Diz também sobre a importância de cativar as pessoas, para se ter uma amizade verdadeira. Esse livro me ensinou algumas coisas que eu não sabia e principalmente aprendir que o importante é cativar" (Kamila Finger - 6 ano A).

"Gostei muito do livro o pequeno princípe porque fala sobre a amizade de um rapaz que caiu no deserto e lá encontrou uma criança que se tornou o seu melhor amigo. Adorei quando o pequeno princípe passa por vários planetas, por ter conhecido pessoas com várias personalidades, por ele ter sido fiel a uma simples rosa". ( Gabriela Miranda - 6 ano A).

"Eu achei esse livro ótimo, fala sobre a amizade, gostei da raposa, quando ele sentia saudades da sua rosa e é uma história fáci para entender". (Mayara Castro - 6 ano C).

DESENHOS QUE REPRESENTAM CADA CAPÍTULO DO LIVRO: